Na sociedade do conhecimento e da tecnologia, torna-se necessário repensar o papel da escola, mais especificamente as questões relacionados ao ensino e à aprendizagem.(Maria Elizabette Brisola Brito Prado).
Trabalho com projeto de Inclusão Digital nas escolas públicas de Belo Horizonte desde 2002. Desde então, grande parte das instituições de ensino já possuíam sala de informática, vídeo, DVD, televisão, porém os(as) professores(as) raramente utilizavam tais equipamentos para enriquecimento de suas práticas pedagógicas ou mesmo nem sabiam como lidar com essa nova realidade. Os educadores conhecem os problemas, estão cientes das mudanças, mas o ensino na maioria das escolas continua fragmentado e descontextualizado. Todos reclamam da falta de formação para utilizar tais tecnologias.
Acredito que os aspectos mais urgentes e necessários para desenvolver um trabalho pedagógico integrando as mídias no contexto da escola são os seguintes;
A formação continuada dos professores – “o educador terá a oportunidade de vivenciar distintos papéis, como o de aprendiz, o de observador da atuação de outro educador. Terá a oportunidade de explorar as tecnologias, analisar suas potencialidades, estabelecer conexões entre essas tecnologias em atividades nas quais ele atua como formador, refletir com o grupo em formação sobre as possibilidades das atividades realizadas com aprendizes e buscar teorias que favoreçam a compreensão dessa nova prática pedagógica. É necessário que o professor conheça e saiba quais mídias são tratadas pelas tecnologias e o que elas oferecem em termos de suas principais ferramentas, funções e estruturas.”(Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida).
O empenho dos diretores(as) das escolas – se os(as) diretores(a) não se empenharem para superarem os obstáculos e proverem condições para a realização dos projetos com uso das tecnologias, o processo se torna mais difícil e até mesmo impossibilitado de se realizar.
Acompanhamento dos formadores dos educadores – “acompanhar a atuação do educador em formação com outros aprendizes; criar situações para a reflexão coletiva sobre novas descobertas, o processo em desenvolvimento, as produções realizadas, as dificuldades enfrentadas e as estratégias que permitam ultrapassá-las”.( Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida)
O aspectos acima, colocados por Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, em seu texto “Prática e formação de professores na integração de mídias”, refletem a realidade vivida nas escolas. Entendo que existem outros aspectos impeditivos para se desenvolverem trabalhos pedagógicos integrando as mídias no contexto escolar, mas é preciso “oportunizar o educador a ressignificar e a reconstruir sua prática pedagógica, voltada para a articulação das áreas de conhecimento e da tecnologia”.( Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida)
Parabéns pelo Blog.
ResponderExcluirVamos continuar caminhando nesta direção e se ajudando... aprendendo sempre.
Abços
Patrícia
Oi Prima querida, gostei demais de seu blog. Ainda mais agora q to fazendo um curso online de TIC's, será muito bom passar sempre por aqui, e vou recomendar p/ as colegas do curso fazerem visitinhas.. Um grande abraço a vc. Parabéns pelo blog. Sucesso!!! Juvalice
ResponderExcluir