Páginas

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Mudar é preciso...

O séc. XXI é caracterizado pelo acelerado desenvolvimento tecnológico, levando professores e professoras a enfrentar grandes desafios e impõe a eles(as) a necessidade de trabalharem dentro de uma nova perspectiva educacional. É sabido que a escola é resistente a mudanças, haja vista a prática pedagógica dos(as) docentes quando realizam seus trabalhos em sala de aula. Sabemos que é comum nas escolas a presença de vários recursos tecnológicos, como salas de informática, televisores, aparelhos de DVDs, vídeos. No entanto, o trabalho com os(as) alunos(as) é desenvolvido de forma desvinculada do projeto pedagógico da escola. Geralmente, utilizam essas ferramentas timidamente, para melhorar (MORAN, 2006) o desempenho do que já existia, como automatizar rotinas de matrícula, boletos, notas, assim como para ajudar os professores e professoras a darem aula, quando utilizam vídeos, algumas apresentações, pesquisas na internet.

O uso das mídias no contexto escolar requer um novo aprendizado do professor, que vai além do saber operacional dos recursos midiáticos (PRADO, 2003; ALMEIDA, 2005).

Assim é necessário que seja propiciada aos professores e professoras formação continuada, para que eles(as) saibam utilizar pedagogicamente os recursos tecnológicos de forma contextualizada com os conteúdos curriculares. Para Freire (1996), professor que não estuda, que não se esforça para estar à altura de sua tarefa, não tem força moral para coordenar as atividades de sua classe.

Os professores e as professoras ainda não estão preparados para fazer a integração das mídias na prática pedagógica. Foram preparados para transmitirem informações, planejarem o ensino, darem aula. Nesse contexto, a escola também não é organizada para esse novo cenário, o que leva à necessidade de articular mudanças substanciais, no sentido de se criar um espaço complexo, aberto e flexível.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Educação no bolso

Com a evolução dos recursos disponíveis no celular, ele deixou de ser apenas um aparelho que realiza ligações e se tornou um canal de comunicação integrado e pessoal, onde as pessoas acessam Internet, e-mails, redes sociais, além de jogos e aplicativos específicos. Tantos recursos podem ser utilizados para a aprendizagem, seja complementando o conhecimento adquirido nas escolas, como uma ferramenta agregadora, seja como um recurso de educação fora da sala de aula, despertando o interesse dos alunos, sempre com dinamismo e elementos multimidiáticos e interativos.

Saiba mais...

terça-feira, 17 de agosto de 2010

sábado, 14 de agosto de 2010

As múltiplas formas do aprender

José Manuel Moran
A sala de aula não é mais a mesma. A tecnologia,outrora restrita às aulas de informática, passa a fazer parte do cotidiano de alunos e professores...
Leia mais

Desafios da televisão e do vídeo à escola

José Manuel Moran
"Estamos deslumbrados com o computador e a Internet na escola e vamos deixando de lado a televisão e o vídeo, como se já estivessem ultrapassados, não fossem mais tão importantes ou como se já dominássemos suas linguagens e sua utilização na educação."
Leia mais...

Integração de Mídias na escola

Na sociedade do conhecimento e da tecnologia, torna-se necessário repensar o papel da escola, mais especificamente as questões relacionados ao ensino e à aprendizagem.(Maria Elizabette Brisola Brito Prado).

Trabalho com projeto de Inclusão Digital nas escolas públicas de Belo Horizonte desde 2002. Desde então, grande parte das instituições de ensino já possuíam sala de informática, vídeo, DVD, televisão, porém os(as) professores(as) raramente utilizavam tais equipamentos para enriquecimento de suas práticas pedagógicas ou mesmo nem sabiam como lidar com essa nova realidade. Os educadores conhecem os problemas, estão cientes das mudanças, mas o ensino na maioria das escolas continua fragmentado e descontextualizado. Todos reclamam da falta de formação para utilizar tais tecnologias.

Acredito que os aspectos mais urgentes e necessários para desenvolver um trabalho pedagógico integrando as mídias no contexto da escola são os seguintes;

A formação continuada dos professores – “o educador terá a oportunidade de vivenciar distintos papéis, como o de aprendiz, o de observador da atuação de outro educador. Terá a oportunidade de explorar as tecnologias, analisar suas potencialidades, estabelecer conexões entre essas tecnologias em atividades nas quais ele atua como formador, refletir com o grupo em formação sobre as possibilidades das atividades realizadas com aprendizes e buscar teorias que favoreçam a compreensão dessa nova prática pedagógica. É necessário que o professor conheça e saiba quais mídias são tratadas pelas tecnologias e o que elas oferecem em termos de suas principais ferramentas, funções e estruturas.”(Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida).

O empenho dos diretores(as) das escolas – se os(as) diretores(a) não se empenharem para superarem os obstáculos e proverem condições para a realização dos projetos com uso das tecnologias, o processo se torna mais difícil e até mesmo impossibilitado de se realizar.

Acompanhamento dos formadores dos educadores – “acompanhar a atuação do educador em formação com outros aprendizes; criar situações para a reflexão coletiva sobre novas descobertas, o processo em desenvolvimento, as produções realizadas, as dificuldades enfrentadas e as estratégias que permitam ultrapassá-las”.( Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida)

O aspectos acima, colocados por Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, em seu texto “Prática e formação de professores na integração de mídias”, refletem a realidade vivida nas escolas. Entendo que existem outros aspectos impeditivos para se desenvolverem trabalhos pedagógicos integrando as mídias no contexto escolar, mas é preciso “oportunizar o educador a ressignificar e a reconstruir sua prática pedagógica, voltada para a articulação das áreas de conhecimento e da tecnologia”.( Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida)

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

O desafio do educador frente as TIC's

As TIC's vêm adquirindo cada vez mais importância na Educação. Suas ferramentas, enquanto instrumentos de aprendizagem, e suas ações no meio social vêm sendo cada vez mais incrementadas. É imprescindível que haja mudanças estruturais e funcionais na Educação, as quais são também promovidas por essas tão propaladas tecnologias.

A utilização das TIC's na educação amplia e diversifica a prática pedagógica, pois possibilitam o uso de estratégias que não se restringem ao simples manuseio de um equipamento. É necessário que o educador compreenda o uso dessas tecnologias dentro de um enfoque pedagógico, que assuma uma postura multidisciplinar de integração de disciplinas e amplie os conhecimentos a serem adquiridos pelos alunos.

A tecnologia pode ser uma grande aliada na construção da prática pedagógica, o que significa que, embora o professor não seja especialista nessa área, ele pode se apropriar de alguns conhecimentos utilizando-os adequadamente em seu dia a dia com os alunos.

O séc. XXl, caracterizado pela rapidez e liberdade de informações geradas pela internet, exige novas habilidades das pessoas e sociedades, em especial novas alfabetizações, que desbordam de muito as tradicionais, tal como manejar devida fluência tecnológica (Pedro Demo – Habilidades do Séc. XXl). Assim, esse é também um grande desafio para o sistema educacional.